domingo, 6 de setembro de 2009

tv


Tinha uma colega no curso de alemão que se chama Asma. É muçulmana e usa véu. Eu acho que ela é quarentona, mas a roupa que até lhe cobre a testa e só me deixa ver as mãos fá-la parecer mais velha. É professora primária, creio que em árabe.


No outro dia falávamos de televisão. Toda a gente protestou contra. Só viam as notícias, um ou outro o futebol e documentários. A Asma afirmou que a televisão era muito prejudicial para as crianças, que têm muita energia e que depois de verem televisão ficam agressivas. O filho dela só está autorizado a ver tv uma hora ao fim-de-semana. A minha professora hippie disse que tem um amigo que tem medo de cobras porque enquanto miúdo viu na televisão uma cobra a enrolar-se à volta de uma pessoa.

Se fossemos ficar traumatizados com tudo o que vemos na televisão, ninguém mudava de casa, os filmes de terror começam todos assim.

Eu disse que em minha casa a televisão estava sempre ligada e que normalmente nem estava ninguém a ver. Quando era pequenita acordava mais cedo que os meus pais e ia ver os bonecos. Isso nunca me fez mal! Em Portugal até há um canal para bebés na TV Cabo, com música e cores. Eu adoro-o para adormecer.

A Asma acenava que não com a cabeça com a boca aberta de pasmo. Ficou tudo escandalizado!

domingo, 16 de agosto de 2009

Expectativas

Como tem sido hábito, tenho pouco tempo e pouca vontade de escrever. Lá vai o tempo em adorava o meu blog e vivia para rabiscar rascunhos de potenciais posts.

As minhas férias foram curtas e não tive tempo de fazer coisa nenhuma do que tinha planeado. Senti que estava tudo igual e tudo diferente ao mesmo tempo, mas talvez seja eu que estou diferente e atribuo o que sinto ao que me rodeia.

A minha melhor amiga está a divorciar-se. O meu casal modelo, que resistia a tudo, acabou. O que fazer quando os nossos ídolos nos frustram as expectativas?

segunda-feira, 13 de julho de 2009


Hoje tira-se o dia para faltar às aulas. Trabalho tenho na mesma, mas só de tarde. O fim-de-semana não foi suficiente para descansar… nunca é.

Começo a contar os dias para as férias: dezoito. Faço listas de tudo o que quero comer, de tudo o que quero fazer em Portugal, prendas para levar para quem, coisas que quero trazer, agendo o meu tempo para o aproveitar ao máximo.

Pego no telefone: "Mãe, quero bacalhau e carapau e doiradas, pasteis de Tentugal e leitão e vou fazer uma festa com os meus amigos aí em casa!!"

domingo, 5 de julho de 2009

Eu percebo o que os Rammstein dizem!



Sempre disse que gosto de todo o tipo de musica, excepto heavy metal ou metal ou tudo o que é assim do género de metal, para mim aquilo são quase grunhidos… mas hoje apercebi-me que percebo o que os Rammstein dizem! É incrível com esta forma de “música” ganhou um novo sentido para mim. Alemão já soa quase sempre um pouco agressivo, não consigo gostar de o ouvir em musicas românticas, não me soa bem. Mas assim em metal parece que encaixa!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Trabalhar para o bronze





in Summerwinter by Christopher Ferguson


Se há coisa que as alemãs querem à força é serem bronzeadas.

O mar aqui está a 800kms e temos que atravessar os Alpes para lá chegar, por isso por todo lado existe piscinas públicas, ao ar livre, rodeadas de relva. Quando o Sol descobre (duas ou três vezes por mês) mete-se toda a gente ao Sol a grelhar como frangos da Guia.

No resto do tempo fazem sessões de solário e ficam com cabelo platinado e pele de uma cor estranha, castanha artificial.

É giro, porque em Portugal conheço muitas miúdas que dariam tudo por uma pele cor de leite, cabelos loiro platinado e bochechas cor-de-rosa.

Será que alguém está contente com o que tem?

sábado, 27 de junho de 2009

That girl

A Anna entra, atrasada como sempre para o curso de Alemão. Todos a olham de soslaio. Vestia um top cai-cai justo e uma saia branca, curtinha e completamente transparente. Tinha umas sandálias lindas...
A Samire chega-se a mim e sussurra "Não gosto desta miúda. Aquilo não é roupa para trazer para a escola, é roupa para..." e começa a praguejar em Albanês.

Rio-me. Não sei falar albanês, mas percebi direitinho o que ela estava a dizer!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Getting old



“A sério que tens que fazer exercício”, diz o Dr. G. com uma cara séria. “Agora és jovem, mas daqui a 5 anos começas a engordar e ficas feia e flácida.”
Choca-me a forma redutora como são vistas as mulheres a partir dos trinta. Confesso que tenho medo de envelhecer.
No outro dia fui a uma festa de aniversário de um miúdo que fez três anitos. A mãe dele contou que antes da festa ele fez uma birra porque não queria fazer anos. Tão pequeno e tão inteligente!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Férias!



Estive as duas últimas semanas de férias. Soube-me bem não fazer nada depois de passar cinco meses a trabalhar 13 horas por dia.
Levantar tarde, tomar um longo banho seguido de um longo Brunch, visitar os castelos e palácios aqui da zona pela tarde e sair com os amigos à noite. Gelados, cafés, cervejas.
Sinto falta das pessoas de Pt, mas a vida aqui vai encaminhando. O nosso lar é onde nos sentimos bem, certo?

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Casamento Arranjado

A Lina é indiana, é Eng.ª Informatica, tem 24 anos e teve um casamento arranjado pela mãe.
- E se não gostassem um do outro?
- Podíamos dizer que não...
- E se te apaixonasses por outra pessoa?
- A minha mãe arranjava-me o casamento com essa pessoa.
Debaixo da língua estava a pergunta: “E ama-lo?” De qualquer forma tive receio de pisar terreno pantanoso e para não a incomodar não fiz mais perguntas. Se ela não foi obrigada e se concorda, acho que é com ela. Mas ao mesmo tempo não sei o que pensar disto.Vai contra tudo o que está por detrás do slogan “Single & Fabulous” que caracteriza a mulher de carreira actual.
Ela não deixa de estar casada, com orgulho, e apesar de não o ter escolhido considera-o família. A Lina parece não acreditar que é assim tão importante esperar a vida toda por uma alma gémea.

domingo, 17 de maio de 2009

Imigrantonite

Tenho que confessar… ando com ataques de Imigrantonite.
Ontem vi o festival da canção todo e votei cerca de dez vezes na canção portuguesa, apesar de aqui a Alemanha não ter dado nem um pontito a Portugal e do meu euro e meio não ter valido de nada. Sim… porque aqui a chamada só custava catorze cêntimos.
Apesar dos salários serem pelo menos o triplo, só o pão e a gasolina é que são mais caros. Tudo o resto tem preços equivalentes aos de Pt. Mas não há um café igual ao nosso em parte nenhuma, nem o pão tem nada a ver, nem há peixe fresco. Aprendi no curso de alemão, quando estava a dar vocabulário relacionado com mercearias, que no supermercado o peixe está no congelador. Dado que estou a cerca de 900km do mar, também acho que não me devo atrever a comprar peixe “fresco”.
Tenho saudades…

quarta-feira, 13 de maio de 2009

No comment

A Samire, a minha colega do Kosovo, disse-me hoje que só tem a 5ª classe. Diz que entretanto a guerra começou e não pode ir mais à escola porque não devia sair de casa. Um tio morreu na guerra. Vive aqui com a familia do marido, como é tradição na cultura dela. Gosta de cá viver porque aqui temos paz.

Às vezes não nos apercebemos da sorte que temos em viver num país em que nada acontece.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Pretty litle things…






A minha amiga Hoya Wann, da Malasia, está grávida de três meses. É giro porque ainda há pouco tempo se andava a queixar do estômago, que vomitava tudo o que comia. Agora a barriguita já começa a aparecer e sempre que vê uma criança os olhos pequenitos dela iluminam-se.

A Mindi para mim: - A minha irmã adora bebés. Olha para eles e fica assim... – Para exemplificar, pisca muito os olhos e geme “ooohhhhmmm”. E ri-se. – Eu não gosto nada de crianças. A minha mãe goza comigo, diz que quando eu tiver filhos a minha irmã tem que se mudar para ao pé de mim.

Já tinha ouvido outras mulheres a dizer que não gostam de crianças. Eu cá acho que os bebés são uns seres muito frágeis e muito exigentes com os quais nunca tive muito contacto, nem sei lidar.

- Eu gosto de roupa de bebé. – Digo.
- Isso também gosto. Gosto dos sapatos, assim pequenininhos…









Encontrei isto no YouTube e chorei a rir...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

No comment

Ando à procura de um livro escrito em Braille, para oferecer pelos anos a uma conhecida minha. Tal não é o meu espanto quando não consigo descobrir um único sítio na internet que tenha destes livros à venda. Mando um email a uma amiga psicóloga que trabalhou na ACAPO.

- Esses livros normalmente fazem-se por encomenda, tens que mandar um email para a ACAPO para saber mais...
- O quê? Acho isso um escândalo!
- Pois… Sabes que a dita igualdade não é bem para todos.

(…)

domingo, 10 de maio de 2009

i'll kill you!




Ao clicar no link para o blog Le Smoking apareceu um aviso do Blogger que o conteúdo estava assinalado como impróprio, se queria na mesma entrar.
Fiquei surpreendida por existir censura nos conteúdos do blogger, nunca me tinha apercebido disso. Mas dada a quantidade de blogs erótico/porno que existem na blogosfera portuguesa, qual onde é que esta o grande problema em ver pessoas a fumar?

Lembra-me as series americanas de terroristas, tipo o 24, que têm tortura, explosões, grandes possíveis atentados há comunidade americana com todo o tipo de armas terroristas mas não se ouve dizer palavrões, só dizem "I'll kill you!"

duhh

sábado, 9 de maio de 2009

Pretty litle things…



Hoje perdi a cabeça e gastei um numero de três digitos num babydoll às risquinhas brancas e navy blue da Polo Ralph Lauren.
Ainda estou com sentimentos de culpa… Mas é tão lindo!!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Coco Avant Channel

Audrey Tautou no filme mais esperado do ano!!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Há dias assim…

imagem daqui

Há dias em que me sinto simplesmente incapaz. Sem forças para aprender ou fazer bem seja o que fôr. Queria aninhar-me na cama a beber chocolate quente e a ver comédias românticas até o Sol se pôr… sem mesmo o ter visto.

domingo, 3 de maio de 2009

FFFFOUND!



quarta-feira, 29 de abril de 2009

Inpiração: Marrocos

Se há coisa que eu sempre quis foi um cantinho decorado com inspiração em Marrocos, com almofadas coloridas, um serviço de chá de vidro com motivos doirados e tapetes confortáveis...



segunda-feira, 27 de abril de 2009

'Ta tudo a votar no meu primo!



Não faz muito o meu estilo este tipo de posts, mas este moço é meu primo, é de Coimbra e este é um concurso internacional. Transcrevi o email que ele me mandou e faço um apelo a quem me lê a votar no moço.
"Boas
Estou a concorrer a um concurso internacional de guitarristas. Passei para a ronda final e agora esta em votação a escolha de 12 entre os 120 finalistas para ir a Londres tocar na grande final.

Para votar e necessário registo e demora apenas um minuto.
1. Abrir http://www.guitaridol.tv/user/register e escolher username e e-mail
2. Ir a caixa de entrada do mail e abrir o "one time login" link enviado
3. Mudar a password (nao e preciso criar perfil)
4. Abrir http://www.guitaridol.tv/online_final/entry/angel_my_darkness e votar!
Nota: Se demorarem a receber a password e so pedir nova password na pagina de registo

Se puderem enviem aos vossos contactos, mails, facebook, myspace etc. Este e o maior concurso internacional de procura de novos talentos na guitarra.

A musica, novo tema na ronda final, chama-se "The Remains of Jupiter" e podem tambem ouvir em mp3 no meu myspace: www.myspace.com/stormlcc

Obrigado desde ja.
Abracos e beijos,
Luis Coelho"

domingo, 26 de abril de 2009

ffffound




Há uns tempos descobri o site ffffound, um site onde se publicam só imagens que, tal como o nome indica, os utilizadores encontram por aí.

Em honra à iniciativa... vou passar aqui a fazem o mesmo.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

As cuecas Hugo Boss do meu patrão


Não é todos os dias que se vê as cuecas da Hugo Boss do nosso patrão… também não é todos os dias que ele nos pede a nós para o examinarmos! Pânico!Mas nada de confusões... foi só uma ressonância magnética!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

relações feijão enlatado





(…)
- Devias arranjar um hobby e uma nina.
- Gajas? Disso tenho muito.
(…)
- Eu não acho bem. Relações iogurte não te fazem bem.
- Mas eu também não quero uma relação feijão enlatado, que dura até 2015!
(…)

Se mesmo a fé não torna as relações mais fáceis… imagino sem ela.

sábado, 18 de abril de 2009

Quote...



"Esta é a introdução para a minha nova futura rubrica onde vou mostrar imagens da minha nova paixão por design de interiores. Cá me esperem! "

sexta-feira, 17 de abril de 2009

to read or not to read? what to read?



É de mim ou quando saímos da escola é muito mais difícil encontrar coisas giras para ler?

Desde que saí do ambiente da faculdade, a não ser que alguém mos recomende, quando me apetece ler fico meio perdida a olhar para a quantidade imensa de livros que há nas livrarias. Compro uma revista sobre livros? Escolho alguma coisa do top de vendas? E o pior é que a maior parte das vezes a contra capa nada tem a ver com o conteúdo!

Mas felizmente a net pode providenciar de tudo. O novo site Goodreads funciona como qualquer outro site do género mas só para os nossos gostos em termos de livros. Cria-se a lista dos livros que já lemos, os que gostariamos de ler e porquê, temos a lista dos amigos e as recomendações!

Giro, não?

imagem daqui

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Primavera



A primavera chegou com toda a sua força por aqui.

Devido ao inverno rigoroso, quase todas as árvores por aqui são de força caduca e bastou uma semana de sol para explodir a Primavera. Por todo o lado, as cerejeiras tornaram-se brancas, parecem cobertas de neve e a folha nova pintou a montanha de verde alface. As pessoas calçam chinelas e tops, montam a bicicleta e montanha é invadida por transeuntes. Por todo o lado, os turistas invadem esta cidade.

imagens daqui

sexta-feira, 10 de abril de 2009

6ªfeira santa

Sexta-feira santa é o dia em que se “comemora” ou relembra ou celebra a crucificação de Jesus. A comunidade católica não come carne neste dia, bem como em todas as sextas feiras da Quaresma, que são os 40 dias que vão do carnaval à Pascoa, devido ao facto deste não ser um dia feliz, mas sim de sacrifício.
Confesso que tenho uma educação católica mas não tenho fé. A mim tanto me faz comer carne ou não. Mas entendo, que não se devendo comer carne também não se devia comer bolos, champanhe, arroz de marisco, um gordo bacalhau no forno… Eu conheço muita gente que faz isso!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Oh.. Look at me! Look at me! ( I'm such a wannabe...)

Apetece-me mandar o blog para o C"#%&"$&. Não tenho nada que escrever aqui. Vejo blogs bonitos, alguns só com fotografias giras, outros com fundos giros e textos que tentam parecer inteligentes. Pessoas que parecem inteligentes, pessoas que parecem ter uma vida maravilhosa, cheias de opiniões e episódios interessantes para contar a quem queira ler.
Oh.. Look at me! Look at me! ( I'm such a wannabe...)
Pffff!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"the idea of waiting for something makes it more exciting"


Preparar-me para uma festa tem um deleite igualmente grande ou até maior ao da festa em si. O ritual: banho, creme hidratante, cabelo, maquilhagem, perfume e só no fim a roupa. O espelho sempre presente num auge de auto adoração…

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

When the sun goes down, the vampires come out


Quando o sol se põe os vampiros saem à rua – em Fevereiro, uma vez por ano, eles juntam-se para celebrar o Fasching, o Carnaval alemão.

“If you're a die-hard Dracula fan, then this February event is just up your alley - welcome to the annual Vampire Ball, held at the Heidelberg Convention Center. The only contemporary touch here is the music which is an eclectic mix from all the previous decades. So dress up in wild vampire costumes and be as menacing or charming as your heart desires.“

Nem a propósito!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Este blog é fã do Twilight


Porque será que todas as gajas adoram a ideia de um monstro, normalmente muito pouco monstruoso e até muitíssimo jeitoso, lhes morder o pescoço daquela forma sexy e de nesse momento elas se tornarem eternamente jovens? Não compreendo nadinha… Seja como for, este blog também aderiu ao recente clube de fans da saga Twilight! Cá se espera para Novembro “New Moon” e entretanto, para os mais (ou será “as mais”?) curiosos já saiu a história toda em livros. Take a sneak peek here.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Eu hoje acordei assim...



Para todos os que têm namorado, como eu, feliz dia de S. Valentim! Para quem não tem… hehehe Azar!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Impermanência


Como sentimental, a mim surpreende-me sempre ver certas relações acabarem. Sei que são coisas que acontecem, sabia que era possível, só que pensava ser pouco provável, nem parecia que fosse acontecer tão depressa. Mas quando as coisas estão bem como estão parece sempre pouco provável que irão mudar.
Pelo menos acontece também o inverso e as coisas más também não duram sempre, as feridas emocionais um dia curam-se…

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Porsche 968 Cabrio

Hoje é o dia que eu oficialmente me apaixonei pela Porsche. Mais exactamente pelo Porsche 968 Cabrio. Nunca me tinha apaixonado por um carro antes… mas este é lindo! Tem uma cintura fina e a anca larga… umas linhas tão harmoniosas… estive a fazer-lhe festinhas, quase a babar. Quero tanto, tanto…

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ameaça terrorista em Heidelberg



Já tive a oportunidade de dizer que aqui em Heidelberg existe uma comunidade de militares americanos. Pois bem, até agora isso não era notícia, mas parece que foi descoberto um vídeo da Al Quaeda a ameaçar a Alemanha. A mim isso não me dizia nada, até agora era uma realidade distante, mas vê-se muito mais policia nas ruas e mandam parar autocarros e o trânsito a pedir identificações. Aqui as pessoas têm realmente medo que alguma coisa aconteça!
Hoje os bairros americanos têm guardas à porta e são rodeados por muros altos com arame farpado por cima. Ouço contar que antes do 11 de Setembro não era assim e que nesse dia os militares rodeavam o quartel, ocupando toda a rua, inclusive com tanques, em alerta. Claro que nada aconteceu. Nada acontece aqui. Nem os aliados bombardearam isto na grande guerra. Em Mannheim, a uns vinte quilómetros daqui, ainda há pouco tempo encontraram um míssil que não rebentou, havendo relatos de sítios onde se escava e se encontram centenas de balas por metro quadrado. Conta-se que de lá vieram idosos que trouxeram crianças perdidas dos pais.
Espero que continue sem nada a acontecer…

domingo, 25 de janeiro de 2009

Uma discoteca diferente


Este fim-de-semana fui a uma discoteca diferente. Parecia um qualquer recinto desportivo, com as balizas num canto. Mas na discoteca improvisada o barulho era o mesmo, as pessoas eram parecidas mas o barulho das luzes reflectia no branco do chão. Uma pista de gelo que ao sábado à noite é discoteca. Foi com medo que calcei os patins e me meti na pista, lisa e escorregadia. De gorro e cachecol, oscilante, a desviar-me dos adolescentes demasiado rápidos e de trajectória incerta, lá fui eu redescobrindo confiança e o equilíbrio.
Foi a contragosto que saí de casa, confesso. Mas nada como nos divertirmos no fim-de-semana para ganharmos energia para a semana. E pelas dores todas que ainda tenho, creio que patinar deve ser um desporto bastante completo!|

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Desemprego

Quando se fala em centenas de milhar de desempregados, não se atinge o drama social por detrás do número. Eu sei, porque faço parte do número. Sou uma em centenas de milhar. Acabei o meu curso e não tenho emprego. Culpa do estado que deixa abrir os cursos, culpa do ensino privado que faz da educação um negócio irresponsável, culpa minha, que já sabia que este curso não tinha saída e ainda assim frequentei-o.
Mas nada disso interessa mais... estava mal, mudei-me.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

nível 0 em língua alemã


Adoro a minha turma multicultural do nível 0 de alemão. Um Eng.º australiano, uma massagista Tailandesa, uma psicóloga da Guatemala, uma patologista russa, uma economista da Nigéria e alguns estudantes do Equador, México, Albânia, E.U.A., Cazaquistão e Malásia. A maior parte deles já cá vive há algum tempo e só agora lhes apeteceu vir aprender, todos por motivo profissional.

Um jovem da Carolina do Sul já aqui vive há dois anos e se não aprender a falar é expulso. Disse que esteve muito ocupado para aprender entretanto (“with what?”” hiking…”). Ele tem desculpa devido à comunidade Americana que aqui há. Um bairro gigantesco todo vedado com muros e soldados à porta. Parece que antes de irem para o Afeganistão alguns dos regimentos passaram aqui uma temporada. O bairro tem tudo, desde infantário, supermercado e stand de automóveis.

Ele diz que não precisa de falar alemão porque toda a gente fala inglês… Eu não tenho essa experiência. Em nenhum serviço público há alguém que me atenda em inglês. O mais frustrante é que me respondem em inglês a dizer que não sabem falar inglês. Felizmente, no McDonalds e no Burger King há sempre quem seja bi ou trilingue…

sábado, 10 de janeiro de 2009

Farta do frio


Esta semana descobri a utilidade dos carapuços das camisolas. Cubro com eles a cabeça, enrolo o cachecol no pescoço, visto o casaco e calço as luvas. Dou dois passos fora de casa e a minha cara congela. Já estou farta da neve e do frio. Isto é giro ao princípio, mas os nove negativos tornam qualquer saída uma experiencia curta e penosa.
Entretanto pouco mais se passa. A minha box da tv cabo vem a caminho e 2ª feira começo as aulas de alemão.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Neve


Ontem o dia acordou com a neve. Corri para a rua, com luvas e cachecol, dois pares de meias por debaixo das botas quentes e fui dar uma volta pelo campo. Leve, a estalar debaixo dos pés… Uma delícia para uma Coimbrã com azar nas suas visitas à Serra da Estrela. É-me estranho ver neve num sítio tão plano. Por todo o lado as pessoas limpavam passeios à porta de casa e espalhavam sal. Por aqui, se cairmos num passeio que não foi limpo, podemos processar quem não limpou o passeio à sua porta.
Hoje a neve está congelada e é dura. É feriado pelos Reis. Mais um dia de marasmo…

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Preguiça

A preguiça instala-se neste país congelado. A temperatura varia entre os -8 e -2 graus e o nevoeiro gelado é pouco convidativo para passeios. O nevoeiro cai no chão molhado e congela. Ouve-se o gelo a estalar debaixo dos pés. Dentro de casa bebe-se café quente e chá de ervas, com bolinho caseiro. Já com uma overdose da rtp internacional, começo a ponderar mandar vir uma box da tv cabo.

Ontem a meia-noite chegou comigo sentada no parapeito largo da janela do meu quarto, a observar toda a agitação da rua. Por aqui não é a câmara municipal que compra o fogo-de-artifício. As pessoas compram-no nos supermercados e vão-no deitando durante a noite. À meia-noite é o pico da curva de Gauss, vai tudo para a rua e o cheiro a polvora espalha-se no ar com o barulho e as luzes a explodirem no céu, os vizinhos a competir quem manda mais.