quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

nível 0 em língua alemã


Adoro a minha turma multicultural do nível 0 de alemão. Um Eng.º australiano, uma massagista Tailandesa, uma psicóloga da Guatemala, uma patologista russa, uma economista da Nigéria e alguns estudantes do Equador, México, Albânia, E.U.A., Cazaquistão e Malásia. A maior parte deles já cá vive há algum tempo e só agora lhes apeteceu vir aprender, todos por motivo profissional.

Um jovem da Carolina do Sul já aqui vive há dois anos e se não aprender a falar é expulso. Disse que esteve muito ocupado para aprender entretanto (“with what?”” hiking…”). Ele tem desculpa devido à comunidade Americana que aqui há. Um bairro gigantesco todo vedado com muros e soldados à porta. Parece que antes de irem para o Afeganistão alguns dos regimentos passaram aqui uma temporada. O bairro tem tudo, desde infantário, supermercado e stand de automóveis.

Ele diz que não precisa de falar alemão porque toda a gente fala inglês… Eu não tenho essa experiência. Em nenhum serviço público há alguém que me atenda em inglês. O mais frustrante é que me respondem em inglês a dizer que não sabem falar inglês. Felizmente, no McDonalds e no Burger King há sempre quem seja bi ou trilingue…

4 comentários:

Noiva Judia disse...

Nunca estive em Heidelberg, mas em Outubro quando fui a Munique fiquei espantada por ver como os bávaros falavam bem inglês. Por uma questão de teimosia e desenferrujanço do alemão, tentei sempre falar em alemão, para ver se reavivava o pouco que ainda não esqueci. Mas apercebi-me de muitos outros turistas a falarem em inglês e terem um bom feedback. Mas já me disseram que varia consoante as zonas da Alemanha. Acho que em Berlim já não gostam muito de falar inglês. Talvez em Heidelberg também seja assim...

Osga disse...

é como cá! :S

João Barbosa disse...

a minha experiência na Alemanha é que perceber, percebem... falar muitos... e quase todos não gostam que os interpelem directamente em inglês.
.
quanto a esse camone... típico amAricano, acha que o mundo tem de falar a língua deles

LMS disse...

Vivi em Wilhemshaven, já ouviste falar?? Bem lá pra cima, pertinho de Bremen. Um frio q não se podia, mas felizmente falo bem alemão!!
Gostei das mudanças no blogue :)))